Projeto contra incêndio e pânico
O projeto de prevenção e combate a incêndios e pânico deve ser projetado de acordo com as características específicas do edifício em que será instalado, levando em consideração a classe de ocupação, o tipo de construção, o número de andares, a altura dos tetos, as superfícies a serem protegidas, o número e localização das saídas de incêndio, redes de água disponíveis, etc.
Para escolher os sistemas de detecção e extinção de incêndio mais adequados, é necessário realizar uma análise de risco do edifício, a fim de identificar os cenários de incêndio que podem ocorrer e os efeitos que eles podem causar.
Uma vez concebido o projeto de prevenção e combate a incêndios e pânico, é necessário submetê-lo às autoridades competentes para aprovação e posterior instalação.
Etapas para a obtenção do AVCB
Com o projeto anexado ao sistema, o engenheiro responsável irá solicitar análise do Corpo de Bombeiros para fins de verificação das medidas de segurança contra incêndio e pânico dimensionadas para o mesmo.
Após aprovação e entrega da pasta do projeto, será necessário instalar as medidas de segurança contra incêndio e pânico contempladas no mesmo.
Ao final da execução, o engenheiro responsável fará uma pré-vistoria na edificação. Constatando que as medidas de segurança foram instaladas em conformidade com o projeto aprovado, será solicitado vistoria final por parte do Corpo de Bombeiros.
Após a vistoria do Corpo de Bombeiros e sua aprovação, será emitido AVCB da edificação.